A stylist e formadora da Creative Academy Benedita Paes, juntou-se ao reconhecido website 'A Mulher é Que Manda' e sob o tema Alta Costura.


Em termos de economia global, o mundo está viver uma fase terrível, mas para a moda da alta costura e do luxo este é um dos melhores períodos da história. “Estamos a viver o melhor ano da Alta-Costura”, disse ao jornal LE MAG Bruno Pavlovsky, presidente da marca Chanel,na semana da moda em Paris no passado mês de Julho.

Apesar da crise financeira na zona do Euro e dos sinais de desaceleração na China e países emergentes, os executivos concordam que 2012 ainda será um bom ano para os negócios, com a chegada de novos clientes vindos da Ásia e da América do Sul.

Diante deste cenário optimista, as marcas também estão a investir nas suas cadeias productivas. A Dior comprou a firma de bordados artesanais Maison Vermont e a marca Chanel contratou dez novos artesãos para seu atelier na Rue Cambon, em Paris, no ano passado. Com apenas 200 clientes num mundo com mais 7 bilhões de pessoas, a alta-costura é um termo usado para caracterizar o que há de mais exclusivo e luxuoso no mundo da moda. São peças deslumbrantes, feitas à mão e que são feitas usando a técnica da moulage, onde tudo é feito usando como molde o corpo da cliente.

Hoje em dia, são poucas as marcas que ainda fazem alta-costura,já que é preciso respeitar uma série de requisitos impostos pela Chambre Syndicale de la Couture Parisience, o órgão francês responsável pelo sector.Os modelos de vestidos exibidos na red carpet tornaram-se objectos de desejo de muitas mulheres. E como, infelizmente, nem todas podem desfilar um legítimo Armani, Dior ou Elie Saab, a alternativa é procurar uma costureira muito boa e talentosa e pedir-lhe para que ela reproduza a peça., neste caso um vestido de noite.A maioria das clientes de alta costura mora no Oriente Médio. Algumas chegam a comprar mais de 20 vestidos por temporada. Segundo a chefe de alta-costura da Dior, Catherine Riviere, todas as famílias reais daquela região são clientes da conceituada marca.

No entanto, este mercado está a cativar cada vez mais as americanas, que também são óptimas clientes.

Um vestido da Dior, por exemplo, com bordados e todo feito à mão, pode custar mais de 1 milhão de dólares.
Outro ponto interessante que atrai as clientes, é a exclusividade, pois dependendo do modelo, um vestido deste porte só é feito para apenas uma pessoa, contrariamente ao prêt-à-porter, onde as peças são produzidas em grande escala…Os requesitos para se ter uma marca de haute couture são: Ter no mínimo 15 pessoas a trabalhar no atelier da marca. Fazer um desfile na PFW (Semana da Moda de Paris), apresentando à imprensa no mínimo 35 looks desenhados para o dia á dia e para a noite, a cada estação;Uso de tecidos nobres e raros;Ter uma loja própria, localizada no triângulo da Haute Couture em Paris.

Se alguma vez usar alta costura não se esqueça que estas peças são feitas exclusivamente para certos eventos, neste caso, para as actrizes e celebridades que sofrem para manter a linha. Por isso, devemos tomar cuidado para não dar um tiro no próprio pé. Todos os vestidos são, na minha modesta opinião para mulheres um pouco mais magras que se situem entre os tamanhos 36 e 40.

Alguns modelos acentuam algumas imperfeições.Tome cuidado com as gorduras nas costas, elas nunca devem aparecer….para isso temos sempre os famosos bodys…

Mulheres magras,no entanto sem cintura e que são ou têm um tipo de corpo rectangulo invertido, ex:

(Charlene do Mónaco) ficam muito bem com modelos de duas peças. Se este for o seu perfil, recomendo peças separadas.Espero que gostem desta minha dica…..e be always beautiful!!

Confira os exemplos nas fotos…

 

     

Benedita Paes

Voltar

styling, cabeleireiro, moda, consultoria de imagem, maquilhagem, beleza, make-up, creative academy, anton beill, benedita paes, truques de beleza, cursos de consultoria de imagem, cursos de maquilhagem, cursos de cabeleireiro, servios de cabeleireiro, top cabeleireiros, lisboa, porto, consultoria de imagem angola, hairstyling, creative artists, corte, cor, madeixas, servios de consultoria, personal shopper, escola, academia, formao de moda, educao de moda,cursos profissionais de cabeleireiro, cursos de styling, cursos de make-up, maquilhagem profissional, escola profissional de cabeleireiro, escola profissional de maquilhagem, cursos a partir da angola, cursos profissionais de moda,academia de moda, academia de styling, academia de maquilhagem, maquilhagem truques dicas e conselhos prticos, dicas sobre maquilhagem, cabelo e maquilhagem, beleza online, mulher, lio de maquilhagem, marcas de maquilhagem, truques de maquilhagem, csmetica, tendncias de maquilhagem, tendncias de cabelos, caracterizao de maquilhagem, maquilhagem de noiva, workshop de maquilhagem